COLÉGIO MARTINS PENNA
REGIMENTO DISCIPLINAR 2020
O regime disciplinar terá a finalidade de aprimorar o ensino, a formação do educando, o bom funcionamento dos trabalhos escolares e o respeito mútuo entre os membros da comunidade escolar, para obtenção dos objetivos previstos neste Regimento.
NORMAS E CONDUTAS
ü Horários de entrada e saída deverão ser rigorosamente respeitados.
ü Comparecer às atividades escolares devidamente uniformizados.
ü Retirar-se da sala de aula sem autorização do professor.
ü Fotografar, filmar ou gravar colegas, funcionários, professores e dependências escolares sem a devida autorização.
ü Impedir a entrada de colegas no estabelecimento ou incitá-los a ausência.
ü Usar chinelos, sandálias ou calçados abertos.
ü Promover vendas, coletas, distribuição de folhetos dentro do estabelecimento sem a devida autorização.
ü Uso de bonés durante as aulas e nas dependências da escola.
ü Também não serão permitidas manifestações de namoro dentro da escola ou em suas imediações.
ü Promover ou participar de movimentos de hostilidade ou desprestígio ao Colégio, autoridades, funcionários ou colegas.
ü Fumar quaisquer tipos de cigarros nas dependências e imediações do Colégio ou comercializar qualquer tipo de droga.
ü Portar ou utilizar-se de qualquer tipo de droga ou bebidas alcoólicas no espaço escolar e suas imediações.
ü Divulgar por quaisquer meio, assuntos que envolvam o nome do Colégio, de seus funcionários ou de colegas, sem que esteja devidamente autorizado pela direção.
ü Portar material que represente perigo para sua saúde, segurança e integridade física ou de outrem.
ü Portar textos escritos ou gravuras imorais que possam perturbar as atividades escolares e que comprometam ética e moralmente o ambiente escolar.
ü Usar aparelhos de telefonia móvel ou outros aparelhos eletrônicos nos períodos de aula e/ ou atividades escolares.
ü Pichar ou grafitar qualquer dependência, imobiliário ou equipamento do Colégio.
ü Trazer bolas, materiais esportivos, instrumentos musicais ou de percussão ao Colégio sem a devida permissão das autoridades do Colégio.
ü Usar acessórios ou adereços que não façam parte do uniforme escolar, que prejudiquem o bom andamento das atividades escolares e que contrariem os princípios morais e éticos do Colégio.
ü Atentar contra a integridade física e ou psicológicas de outrem, através de atitudes que denotem bullying. Entende-se por bullyng atos que impliquem em agressões físicas ou morais que caracterizem abuso de poder, tais como: zoar, gozar, intimidar, tiranizar, ameaçar, isolar, perseguir, ignorar, ofender, bater e discriminar colocando apelidos pejorativos.
ü Agredir fisicamente;
ü Atentar contra a vida de outrem, fazendo armadilhas, incitação à violência, atirar objetos a esmo, bem como soltar bombinhas.
ü Furtar objetos de colegas, da escola ou de qualquer funcionário;
ü Portar arma de fogo ou arma branca, inclusive o estilete.
ü Escrever, rabiscar ou desenhar nas paredes, em móveis, nas paredes ou em quaisquer partes do edifício escolar.
ü Promover faltas ou manifestações sem prévia autorização da escola.
DAS PENALIDADES
As penalidades, nos limites de competência da unidade escolar, deverão ser aplicadas aos alunos de acordo com a gravidade da falta cometida, sendo assim discriminadas:
I- Advertência oral (3 vezes);
II- Advertência por escrito ao aluno e comunicação oficial dirigida aos pais ou responsáveis (3 vezes);
III- Suspensão temporária de todas as atividades ou disciplinas, variando de dois a dez dias úteis;
IV- Transferência, após ouvir o conselho escolar, ou na ausência deste, conselho de classe.
A aplicação de qualquer penalidade de que trata o Regimento Disciplinar implicará, além do registro em documento próprio (livro ata ou livro de ocorrência), na comunicação oficial ao aluno ou ao seu responsável, quando menor de idade, e posterior arquivamento na pasta individual do aluno.
Com o objetivo de desenvolver a autonomia, a expressividade, a auto-estima e a ética na criança, além das capacidades de dividir, interagir, ouvir, resolver conflitos e respeitar, e das habilidades motoras, como o controle do corpo e da força.
Saiba MaisNo Ensino Fundamental I, o aprendizado é marcado pela afetividade e pelo estímulo à autonomia, à expressividade e à autoestima, dando continuidade ao trabalho realizado na Educação Infantil.
Saiba MaisAmpliar o conhecimento, aprofundando os conteúdos adquiridos no nível anterior e visando o desenvolvimento de novas habilidades e competências, é o maior objetivo do colégio para os estudantes do Ensino Fundamental II.
Saiba MaisCom o amadurecimento, vem o aumento das responsabilidades. Por isso, no Colégio Martins Penna, o estudante do Ensino Médio é estimulado a consolidar, aprimorar e aprofundar seus conhecimentos.
Saiba Mais